
Assistimos em uma das aulas de Didática da semana passada ao filme “O Sorriso de Monalisa”, com Julia Roberts no papel principal, que conta a estória de uma professora liberal oriunda da Califórnia que vai ensinar, durante os anos 50, História da Arte em uma escola tradicional para meninas.
Em uma análise direcionada à identificação das tendências pedagógicas que se mostram ao longo da fita é possível distinguir duas situações aparentemente conflitantes: se por um lado, percebemos nas alunas, nas suas famílias, em grande parte dos professores, na concepção de educação e na direção da escola uma tendência pedagógica tradicional, por outro, a professora Katherine Watson (Julia Roberts) incorpora o que podemos chamar de tendência progressista.
A tendência pedagógica tradicional pode ser identificada em vários momentos do filme, especialmente na aula inicial da Profª Watson em que as alunas decoram previamente toda a lição que seria ministrada naquele dia, caracterizando o processo de ensino-aprendizagem como o binômio “verbalismo do professor x memorização do aluno”, uma das características da tendência mencionada.
A tendência pedagógica progressista, que no filme é capitaneada pelas ações solitárias da Profº Watson, tem também seus momentos marcantes. Talvez o mais simbólico desses momentos tenha sido a aula realizada em um depósito, fora do ambiente escolar tradicional, onde as alunas foram estimuladas a construírem suas próprias opiniões sobre arte moderna, sem a influência de livros e mestres.
3 comentários:
Muito pertinente o comentário a respeito do filme, em especial quando faz a colocação sobre q~ue o professor deve saber escutar o aluno também.
Sou professor de Escola Pública e Estudante de Pedagogia. O comentário a cerca do filme é muito colaborativo quanto à prática do professor e nos colaca a refletir sobre o sistema atual de ensino, quando aos resultados exigidos pelos sistemas de aferiração da aprendizagem existentes no pais hoje.
6 de fereiro de 2009
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