A seção "Opinião" da edição de hoje (6\10\2007) do Correio Brasiliense (http://www2.correioweb.com.br/cbonline/opiniao/) traz um artigo do empresário Amarílio Macedo sobre o papel da educação na transformação da sociedade.
O empresário, que é membro do CNDI (Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial), do CDES (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social) e do IEDI (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial) alerta que o baixo padrão da educação no país traz graves conseqüências em todos os aspectos da nossa sociedade.
No aspecto político, as deficiências na educação "facilitam vícios de comportamento e de atitudes de eleitores e candidatos, estimulam o compadrio, a dependência e a corrupção, disseminam a hipocrisia exercida em benefício próprio, consagram a demagogia como maneira habitual de relacionamento".
No mundo econômico, a "má qualidade da educação torna mais difícil a competitividade do setor produtivo. Dessa insuficiência decorrem a baixa qualificação da mão-de-obra, a facilitação à sonegação de impostos e o desrespeito aos direitos dos trabalhadores".
"Educação transformadora, a que verdadeiramente educa começa pela qualificação dos educadores. Quem não é capaz de perceber no outro a condição de buscar o conhecimento, a partir de si e de seu meio, precisa ser mais bem preparado para ser educador".
"Educar requer, além de educador bem preparado e corretamente remunerado, a disponibilização dos modernos instrumentos tecnológicos, que constituem parcela indispensável à materialização do propósito da educação em massa."
"Priorize-se a formação dos profissionais, conquiste-se a adesão digna e o interesse dos mestres com projetos factíveis e atraentes e com remuneração correta, ponha-se a inclusão tecnológica como suporte ao processo educativo e teremos motivos para acreditar na viabilidade de um país que caminhe para o verdadeiro desenvolvimento econômico e social".
Gostei muito desse artigo, pois mostra o ponto de vista de um empresário, que faz um diagóstico bastante pertinente das consequências de uma política educacional deficiente e aponta algumas premissas para que a educação sirva de suporte para o desenvolvimento do país: qualificação, remuneração e engajamento dos educadores; e inclusão tecnológica.
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